@trans("lk.skipToMain")

Fibras Funcionais

Desenvolvimento e produção de fibras multicomponentes com integração de nanomateriais


A relação, virtualmente infinita, entre o comprimento e o diâmetro é um fator de forma que confere às fibras características únicas que as diferenciam tanto a nível das suas propriedades físicas e químicas, como a nível de adaptação a processos com elevados caudais produtivos.

As fibras integram uma gama alargada de produtos utilizados no quotidiano, tanto sob forma dispersa como regularmente orientadas por processos têxteis. O potencial de inovação ao nível das fibras é vasto com aplicação nos mais diversos setores de atividade.        

O departamento de Fibras Funcionais tem como principal objetivo o desenvolvimento, funcionalização e produção de fibras não convencionais capazes de desempenhar funções específicas em estruturas têxteis e não têxteis, com capacidade de conferir propriedades únicas a produtos de várias áreas, como é caso da área médica, do vestuário, materiais compósitos, cordoaria, construção civil, etc.

As etapas de desenvolvimento passam pela formulação polimérica, processo de fiação e avaliação de desempenho. Por composição polimérica é conferido aos materiais diferentes propriedades, tanto pela adição de nanopartículas, como pela combinação de polímeros e aditivos. A tecnologia de produção de fibras bi- ou tri-componentes torna possível a combinação de propriedades únicas que surgem quer através do polímero polímero-base, quer da adição de compostos específicos ou do acabamento químico das fibras.

Assim torna-se possível a obtenção de dispositivos sob a forma de fibra que alteram as suas caraterísticas por ação de estímulos externos, como por exemplo, luz, pressão, entre outros.

Na globalidade, as fibras funcionais podem ser definidas como um conjunto de todos os componentes que vão para além da estética e decoração, permitindo obter materiais com características inovadoras, eficientes e inteligentes.

O seu desenvolvimento representa o núcleo de uma progressão tecnológica que permite à indústria responder mais facilmente às necessidades do mercado atual e futuro.

Exemplos:


Fibras antimicrobianas;

Termorreguladoras;

Resistentes a altas temperaturas;

Gestoras de humidade;

Entre outras.

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |