@trans("lk.skipToMain")
CeNTI-CeNTI cria sensor para máscaras que monitoriza ritmo respiratório

CeNTI cria sensor para máscaras que monitoriza ritmo respiratório

#Covid-19

O CeNTI está a desenvolver um sensor que, incorporado na máscara de proteção, vai monitorizar o ritmo respiratório do seu utilizador e identificar possíveis alterações e desvios dos padrões normais. 

Com esta informação, será possível atuar mais rapidamente em caso de contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Este equipamento, que deverá estar no mercado no final do ano, é mais uma das iniciativas do CeNTI para ajudar a sociedade no combate à propagação da doença.

A inovação passa pelo desenvolvimento e integração, na máscara, de um sensor descartável, através do qual se fará a monitorização do ritmo respiratório do seu utilizador. Os dados recolhidos por este sensor serão enviados para uma aplicação móvel, que irá detetar eventuais desvios nos resultados, podendo estes depois ser enviados para profissionais de saúde para uma análise mais aprofundada.

O sensor, que está a ser desenvolvido pelo CeNTI, será incorporado, nesta primeira fase, em máscaras que estão a ser produzidas pela OLDTRADING, entidade colaboradora do Projeto e especialista no setor têxtil. Mas, segundo os responsáveis, o sistema poderá também ser acoplado a outros tipos de máscaras.

Associado ao Projeto está também o Centro Clínico Académico - 2CA-Braga, responsável pela realização de testes para avaliação do desempenho e de usabilidade da solução tecnológica. 

Este Projeto, já noticiado pelo Dinheiro Vivo, conta com o apoio da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia sob o programa “RESEARCH4COVID-19”, uma linha de financiamento excecional para resposta à pandemia de Covid-19.

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |