@trans("lk.skipToMain")
-A natureza ao serviço da tecnologia por um futuro mais sustentável

A natureza ao serviço da tecnologia por um futuro mais sustentável

Tendo como foco a Economia Circular e a sustentabilidade, o CeNTI participou na criação de soluções tecnológicas têxteis que utilizam resíduos vegetais e subprodutos de couro animal e da indústria de laticínios. Estimular a criação e o uso de produtos inovadores e sustentáveis foi a principal finalidade.

TexBoost - Economia Circular (PPS5 – AN1)
Soluções têxteis à base de resíduos vegetais

Integrada no Projeto TexBoost, foi desenvolvida uma nova geração de soluções têxteis, tendo na sua base a utilização de resíduos e subprodutos de origem vegetal. Pretendeu-se, com esta inovação, obter couro alternativo ao couro natural e/ou sintético. Esta tecnologia vai ao encontro das atuais tendências de consumo, relacionadas com atitudes eticamente e ambientalmente sustentáveis e com a criação e o uso de produtos ecológicos, nas mais diversas áreas: tecno moda, eco design, vestuário, decoração, têxteis-lar, calçado, acessórios de moda, entre outros. Na presente atividade nuclear, o CeNTI foi responsável pela adequação mecânica dos resíduos vegetais explorados aos requisitos técnicos do processo de revestimento a jusante. Realizou, também, trabalho ao nível da melhoria da solidez à luz das soluções de couro sustentáveis.

TexBoost - Economia Circular (PPS5 – AN2)
Uma nova geração de produtos de base animal e EVA 

Recorrer a subprodutos de couro animal e EVA foi o ponto de partida para a criação de uma nova geração de soluções têxteis inovadoras, com propriedades multifuncionais. Para o efeito, foram utilizados resíduos e subprodutos resultantes de operações industriais, como a indústria dos curtumes, de corte de couro natural (para revestimento de interiores de automóvel) e de EVA (para componentes de calçado). Nesta investigação, o CeNTI foi responsável pela adequação mecânica dos resíduos de couro e EVA granulado, fornecidos pelo copromotor líder, aos requisitos técnicos do processo de revestimento a jusante e pela melhoria da solidez à luz dos acabamentos/revestimentos desenvolvidos. Dadas as características físicas/térmicas do resíduo de EVA, o CeNTI desenvolveu diferentes compósitos termoplásticos com recurso a tecnologias de revestimento sustentável (por extrusão) em substratos têxteis, de onde resultaram soluções têxteis revestidas passíveis de aplicação em produtos de decoração e vestuário.

TexBoost - Economia Circular (PPS5 – AN3)
Têxteis que nascem de resíduos e subprodutos da indústria de lacticínios

Investigar e desenvolver uma nova geração de soluções têxteis inteligentes, tendo por base resíduos e subprodutos da indústria de lacticínios foi outro dos desafios do CeNTI e das restantes entidades que fizeram parte desta atividade nuclear. Corresponder às questões éticas, ambientais e de sustentabilidade foram os principais conceitos associados à criação destes novos produtos com características e funcionalidades inteligentes. Neste âmbito, além da coordenação técnica, o CeNTI desenvolveu, produziu e caracterizou todas as formulações de acabamento têxtil com base em subprodutos da indústria dos lacticínios, quer na forma original, quer na forma de micropartículas. Adicionalmente, dinamizou a criação de um painel sensorial com voluntários, que treinou para avaliação e validação das soluções tecnológicas.

Descubra estas e outras Soluções do TexBoost AQUI.

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |