@trans("lk.skipToMain")
-Bio tintas serão usadas para combater contrafação de têxteis

Bio tintas serão usadas para combater contrafação de têxteis

O CeNTI e o CEB - Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho juntaram-se para desenvolver uma solução inovadora focada no setor têxtil. Designa-se por EcoBioInks4SmartTextiles e é um Projeto que visa produzir bio tintas eco sustentáveis, com propriedades fluorescentes reversíveis e foto controláveis, para uso na funcionalização de tecidos com novas propriedades inteligentes/técnicas.

O Projeto utiliza bio e nanotecnologias no desenvolvimento destas tintas e explora a sua aplicação, pelo meio de metodologias convencionalmente usadas na produção destes materiais, assim como através de processos avançados de funcionalização têxtil.

A inovação está relacionada com o facto destas tintas serem compostas por materiais naturais, nomeadamente biomoléculas produzidas em microrganismos, em contraste com os materiais tradicionais de base sintética derivados de petróleo.

De acordo com os investigadores, estas tintas têm propriedades únicas e exclusivas que são difíceis de copiar ou de clonar, pelo que podem ser usadas como marcadores de anti contrafação ou em impressões de segurança. Esta tecnologia pode se aplicada em diversos produtos têxteis inteligentes, que vão desde o vestuário a artigos de decoração com padrões que se alteram com a luz ambiente, entre outras aplicações distintas.

O papel do CEB - UM passa pela produção biotecnológica e purificação das biomoléculas. Por seu lado, compete ao CeNTI torna-las compatíveis com a matriz têxtil através de processos de encapsulação, a sua aplicação nos têxteis e a realização de testes de estabilidade a longo prazo, tendo em vista a criação de um protótipo. Dado o grau de inovação envolvido, foi já iniciado um pedido de patente, visando a proteção desta tecnologia. 

Saiba mais sobre o Projeto AQUI.

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |