@trans("lk.skipToMain")
-BIOMAT: Imprensa destaca Projeto internacional focado na bioeconomia

BIOMAT: Imprensa destaca Projeto internacional focado na bioeconomia

Vários meios de comunicação social deram a conhecer o BIOMAT, um Projeto Europeu coordenado pelo CeNTI. Além dos objetivos, a imprensa deu a conhecer os principais resultados esperados do Projeto que prevê acelerar a bioeconomia europeia. A investigação foi notícia em meios como o Dinheiro Vivo, a Exame Informática, o Construir, o Correio do Minho e o Cidade Hoje, entre outros.

Os artigos focam o principal propósito do consórcio multinacional: estabelecer uma plataforma de inovação – um Open Innovation Test Bed – para o desenvolvimento de espumas de poliuretano (PUR) de base biológica e melhoradas com nanomateriais, direcionadas para os setores da Construção, Automóvel, Mobiliário e Acolchoados. A ideia é que estes novos produtos possam substituir as tradicionais espumas fabricadas à base de petróleo e desprovidas de propriedades funcionais.

Através deste ecossistema de inovação, que inclui entidades científicas e tecnológicas, será também disponibilizado às PMEs europeias o acesso a serviços de testagem e alavancagem produtiva e de negócio, com foco na Sustentabilidade e Economia Circular. As empresas terão, assim, acesso a linhas de produção à escala piloto e a serviços complementares, nomeadamente ao nível da caracterização, avaliação de nanotoxicidade, proteção de propriedade intelectual, planos de negócios/marketing, mentoria, entre outros.

Numa primeira fase, os serviços serão disponibilizados gratuitamente a PMEs através de um processo de candidatura que iniciará já em janeiro de 2023, e, após o término do Projeto, serão fornecidos a preços competitivos. As empresas que pretendam candidatar-se a este apoio podem já fazer um pré-registo na plataforma.

Além do CeNTI, fazem parte do consórcio do Projeto mais 25 entidades, oriundas de um total de 8 países, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Letónia e Israel. O BIOMAT é financiado pelo Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Saiba mais sobre o BIOMAT AQUI ou no website do Projeto.

Notícias:

 

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |