@trans("lk.skipToMain")
-Fiber4Fiber: vídeo destaca fibras celulósicas rastreáveis e sustentáveis

Fiber4Fiber: vídeo destaca fibras celulósicas rastreáveis e sustentáveis

O CeNTI lançou um vídeo sobre o Projeto Fiber4Fiber, divulgando o processo de produção de fibras têxteis celulósicas à base de eucalipto. A apresentação evidencia, ainda, as vantagens destes produtos rastreáveis e o respetivo impacto na economia e no ambiente.

A animação realça as fragilidades do mercado atual de fibras, composto maioritariamente por poliéster (60%) - fabricado a partir de combustíveis fósseis, não-biodegradável e potencialmente libertador de microfibras tóxicas - e algodão (30%), cuja produção consome imensos recursos naturais e utiliza agrotóxicos intensivamente. As restantes fibras, incluindo as celulósicas, representam apenas 10%.

São vários os fatores que estão na base desta realidade, como a incapacidade da indústria para converter a pasta solúvel (DWP), resultante da transformação da madeira de Eucalyptus globulus, em fibras celulósicas (Lyocell e Viscose). Atualmente, a DWP é produzida em Portugal, mas enviada para outros países fora da europa para o fabrico de fibras têxteis e fios técnicos. Depois deste processo, esses produtos são enviados para a Europa para serem utilizados na confeção têxtil.

O Fiber4Fiber surgiu, assim, para apresentar uma alternativa: otimizar o processo de preparação da DWP. Possibilitar a produção local de fibras, encurtar a cadeia logística e promover a inovação nacional e uma indústria têxtil europeia mais amiga do ambiente são os principais objetivos do Projeto.

Além disso, o consórcio, composto pela empresa Caima, o CeNTI e o CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, pretende ir ainda mais longe, introduzindo agentes de rastreabilidade na DWP ou na etapa de dissolução da DWP. Esta tecnologia permitirá identificar, ao longo da cadeia de valor, a origem das fibras, possibilitando distingui-la como sendo sustentável e proveniente de uma gestão responsável.

O Fiber4Fiber é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Descubra tudo sobre a inovação AQUI.

Veja o vídeo AQUI.

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |