@trans("lk.skipToMain")
-“O Wirelox é uma tecnologia recente e bastante promissora”

“O Wirelox é uma tecnologia recente e bastante promissora”

Foi um Projeto desafiante para a Linde Saúde e para o CeNTI. Os promotores do Projeto Wirelox estão satisfeitos com os resultados do Projeto e acreditam nas potencialidades do mesmo. 

Leia a entrevista aos responsáveis pelo projeto - Leonel Lourenço, Gestor de Projeto por parte da Linde Saúde, e Juliana Soares, Gestora de Projetos por parte do CeNTI - e saiba por que razão nasceu o Wirelox, em que contexto e quais são os seus principais objetivos e funcionalidades.

Como surgiu a ideia de desenvolver o Wirelox?

O Projeto Wirelox surgiu de uma necessidade interna da Linde, de fazer uma gestão mais controlada dos recursos (materiais e humanos). Essa necessidade intensificou-se com o aparecimento da pandemia, uma vez que pretendem reduzir o número de visitas dos profissionais da Linde a casa dos doentes, protegendo-os do risco de contágios, aspeto crítico em alturas de muitas solicitações como em situação de pandemia.

Numa ótica de melhoria contínua e como, na Linde, temos um forte compromisso com a segurança dos nossos doentes e técnicos de assistência domiciliária, o Wirelox é um importante passo nesse sentido. A principal motivação para a criação do Wirelox é eliminar interações desnecessárias relacionadas com a reposição de oxigénio líquido. Como é sabido, doentes com patologias respiratórias são particularmente sensíveis a esta pandemia que nos assola. Mitigar o risco de transmissão da COVID-19 está no centro desta iniciativa e criação deste equipamento. É neste contexto que nasce a ideia de desenvolver o Wirelox.

Que problemas vem resolver? 

Sem acesso a informação do nível de oxigénio a partir da casa do doente, são frequentes os casos de entregas mais cedo que a necessidade real. O processo de logística, antes do Wirelox, estava montado em função do consumo de oxigénio teórico que resultava numa previsão de quando entregar oxigénio líquido ao doente. Desta forma, o Wirelox permite ajustar o dia de visita em função das necessidades reais do doente. 

O Wirelox é uma solução inovadora no mercado nacional? (ou já existem soluções semelhantes)?

Da pesquisa realizada aquando da candidatura e ao longo do projeto, verificou-se que não existem no mercado dispositivos semelhantes ao contemplado no projeto.

Quais são as suas principais características ou funcionalidades inovadoras?

As tecnologias utilizadas, até momento, para a monitorização do nível de oxigénio no interior dos recipientes são as tecnologias de ultrassons ou sensores em contacto direto com o oxigénio comunicando via wireless. No entanto, estas soluções são dispendiosas e é necessária a intervenção nos homelox, dispositivos médicos certificados. A solução Wirelox visa o desenvolvimento de um dispositivo plug&play sem que seja necessária qualquer intervenção nos atuais homelox, evitando assim necessidade de voltar a certificar o homelox . 

Como vai funcionar na prática?

Esta solução será acoplada ao homelox, pelo técnico da Linde, e pretende-se que através de um botão eletromecânico seja acionado o conjunto de LEDs que demonstram o nível de oxigénio do contentor, enviando a informação por WiFi para o servidor e plataforma de gestão da Linde.

Quais são as suas principais vantagens para o paciente/doente?

As principais vantagens para o doente são a redução do número de visitas do técnico da Linde e trata-se de um dispositivo de pequenas dimensões, sem grande impacto no seu dia-a-dia.

Menor exposição ao risco de contaminação por COVID-19 está na primeira linha de resultados esperados. O doente tem ainda mais flexibilidade em poder sair de casa, na medida em que não necessita de estar disponível para receber o técnico Linde em visitas domiciliárias. Este benefício é também aplicável a familiares, na eventualidade de serem cuidadores do doente. 

E, para a empresa, quais são as principais vantagens?

A segurança dos nossos técnicos vem em primeiro lugar. Acrescem outras de cariz mais operacional. A redução do número de deslocações torna a operação mais eficiente, dando um contributo real para a competitividade da Linde na prestação de serviços. 
A diminuição do desperdício de molécula de oxigénio líquido não utilizada é também um importante contributo em tornar a prestação de serviço ao doente mais eficiente. 

Acresce ainda o benefício para a sustentabilidade na medida em permite diminuir a pegada ecológica com o menor consumo de combustível e de emissões de CO2. 
Pensando no futuro, existe a possibilidade de alargar o âmbito de uso do Wirelox e criar um registo de consumo. Assim, será possível usar esta informação para criar tendências e ajudar os médicos e doentes a ajustarem os parâmetros e tomarem decisões sobre o tratamento.

Qual a previsão da sua introdução no mercado?

O Wirelox é uma tecnologia recente e bastante promissora. Não obstante, requer mais testes e desenvolvimento. Estamos convencidos de poder dar, em breve, mais novidades sobre a sua utilização em maior escala.

** O Projeto Wirelox é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |