CeNTI -

Saúde & Bem-estar

ACAMS II

Adaptative Camouflage for the Souldier II

O projeto visa a integração de vários mecanismos de adaptação, ativos e passivos, num sistema de camuflagem para soldados em substratos têxteis. Este sistema abordará a proteção dos soldados em várias gamas de comprimento de onda, como visual, NIR, MWIR, LWIR, bem como radar. As necessidades militares de deteção, resistência ao fogo, mobilidade e resistência têxtil são também consideradas neste desenvolvimento. A otimização é alcançada através de métodos novos e outros bem estabelecidos para otimizar as propriedades adaptativas da camuflagem. As necessidades dos militares como utilizadores finais, são assim a principal motivação de todo o projeto.

ACAMS II

Objetivos Principais/Atividades

  • Uma camuflagem adaptável para os soldados num cenário operacional e realista será demonstrada;

  • Demonstração efetuada num protótipo têxtil sob medida, equipado com recursos de camuflagem adaptativa ativa e passiva;

  • Redução na faixa de deteção e, consequentemente, o aumento da capacidade de sobrevivência serão avaliados recorrendo a métodos bem estabelecidos e novos métodos para capturar as propriedades adaptativas.

Resultados

Foram já desenvolvidas provas de conceito à escala laboratorial para demonstração dos conceitos, sendo agora o objetivo produzir os mecanismos de proteção a uma escala real para validação em campo.
 

Número do Projeto

800871

Medida

PPPA-PADR-RA Preparatory Action on Defence Research

Duração do projeto

maio de 2018 a abril de 2021

Região de intervenção

Europa

Custo total elegível

2 631 507.00€

Apoio da União Europeia

2 631 507.00€

Com o apoio de:

Promotores

FOI
Citeve Tecnologia Têxtil
Fraunhofer IOSB
Damel
Center for Physical Sciences and Technology (FTMC)
TNO
Safran
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes