@trans("lk.skipToMain")

NanoCleanLeather

Co-Financiado por: CeNTI-Co-Financiado por

O projeto NANOCLEANLEATHER tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling ou self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados.

Adicionalmente, pretende-se que as melhorias em termos das propriedades de limpeza permitam explorar a utilização pioneira de nubuck e camurça - produtos tradicionais da indústria dos curtumes - na indústria dos transportes.

 

O projeto tem como
objetivos principais:

1. Síntese de aditivos nanoestruturados para propriedades anti-soiling em pele natural, designadamanete nanopartículas de sílica funcionalizadas com flúor, que assegurem simultaneamente uma elevada rugosidade e uma reduzida energia superficial; 

2. Síntese de aditivos nanoestruturados para propriedades self-cleaning em pele natural, designadamente nanocompósitos de sílica e dióxido de titânio, que assegurem a degradação de contaminantes superficiais (incluindo microrganismos) por ação fotocatalítica; 

3. Desenvolvimento de processos para incorporação de aditivos nanoestruturados em pele natural, designadamente processos de acabamento, para obtenção de propriedades anti-soiling ou self-cleaning, que potenciem um elevado desempenho (e uma durabilidade satisfatória) das funcionalidades, bem como a manutenção do aspeto natural da pele.

CeNTI-O projeto tem como objetivos principais:

Duração do Projeto: Setembro de 2016 a Agosto de 2019

Custo elegível: 459.422,32 €

Apoio da União Europeia: 307.167,79 €

Região de Intervenção: Centro e Norte

Resultados


- Síntese de nanopartículas de sílica fluoradas com propriedades hidro e oleofóbicas.

- Incorporação de nanopartículas de silica fluoradas em pele natural para obtenção das propriedades anti-soiling;

- Pele natural com propriedades hidro e oleofóbicas.

Promotor e Co-promotores

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |