@trans("lk.skipToMain")

Transformação de resíduos em suportes de viseiras

Transformação de resíduos em suportes de viseiras


Sensibilizar a comunidade para a importância da valorização de resíduos e ajudar a combater a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2 são os dois principais objetivos do ReShape IT, Projeto do CeNTI e da LIPOR, co-financiado pelo Ponto Verde Open Innovation, um programa da Sociedade Ponto Verde.

O Projeto, que está alinhado com a estratégia Europeia para a Economia Circular e o Crescimento Sustentável, pretende estimular o compromisso e a participação da sociedade e das empresas em iniciativas que visem a utilização mais eficiente dos recursos. 

 

O fator inovação


O Projeto ReShape IT baseou-se na recolha de garrafas e tampas de plástico - por alunos de várias escolas - que foram transformadas em filamento ecológico, a partir do qual se produziram suportes de viseiras por tecnologias de fabricação aditiva convencionais (impressão 3D).

Estes equipamentos têm sido entregues a diversas entidades da região do norte, nomeadamente a hospitais, centros escolares, lares e outras instituições, com o objetivo de conter a propagação do vírus e promover a proteção individual.

O Projeto envolveu ainda a impressão 3D de jogos didáticos para entrega nas escolas participantes como forma de recompensa pela participação nesta iniciativa.

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |