CeNTI

Armazenamento & Geração de Energia

Tecnologia "verde" – Na vanguarda da transição energética limpa e eficiente

O setor da energia está a evoluir rapidamente, motivado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. A transição para fontes de energia renováveis e a implementação de sistemas de microgeração, tanto em ambientes domésticos como industriais, são etapas fundamentais neste processo. O armazenamento de energia é também essencial, permitindo acondicionar o excedente de energia, gerado em períodos de baixo consumo, para ser utilizado quando a procura aumenta.

Neste contexto, o CeNTI está a desenvolver soluções inovadoras, como células solares orgânicas, DSSCs (células solares sensibilizadas por corante) e perovskitas, combinando tecnologias de via húmida e de vácuo (Deposição Física de Vapor (PVD)). Estas tecnologias apresentam como principais vantagens a flexibilidade, redução dos custos de produção e a possibilidade de serem integradas em diversos substratos, facilitando a sua adoção em dispositivos comerciais, sejam eles células solares rígidas ou flexíveis. Além disso, está a ser explorada a conversão de energia termoelétrica e piezoelétrica, bem como turbinas eletromagnéticas, para aproveitamento de fontes alternativas de energia, como o calor residual e o movimento.

O Centro está a investir numa linha piloto para o desenvolvimento de baterias, focando-se em tecnologias de baterias de iões de lítio, sódio e zinco. As baterias de iões de lítio, destacam-se pela sua alta densidade energética e longevidade. As baterias de iões de sódio e zinco, por sua vez, surgem como alternativas viáveis, oferecendo benefícios em termos de custo, disponibilidade de material e menor impacto ambiental. 

Adicionalmente, o CeNTI tem, também, se dedicado à caracterização e ao recondicionamento de baterias de lítio usadas, para desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia estacionários, fomentando a economia circular e reduzindo a necessidade de extração de novos materiais. 

Além dos métodos experimentais, a simulação numérica desempenha um papel complementar, permitindo simular efeitos térmicos, mecânicos, elétricos e eletromagnéticos. Este processo facilita o desenvolvimento e a otimização de sistemas de armazenamento e microgeração de energia, ajudando na previsão de desempenho, identificação de melhorias e aceleração da inovação.

Armazenamento & Geração de Energia