CeNTI
Novos Compósitos Sustentáveis
Materiais verdes – Foco na construção de um futuro sustentável
Nas últimas décadas, tem havido uma crescente procura e interesse por biopolímeros, fibras naturais, resinas de origem biológica e/ou recicláveis, para desenvolvimento de materiais compósitos sustentáveis, leves, multifuncionais e económicos, capazes de substituir materiais tradicionais e auxiliar no alcance das metas da sustentabilidade.
A utilização de materiais compósitos verdes e a implementação de processos e práticas sustentáveis contribuem para a descarbonização, a produção de produtos com melhor desempenho e o aumento da vida útil dos produtos, minimizando, assim, o seu impacto ambiental. Além dessas vantagens, a força e a flexibilidade de design oferecidas por estes materiais, tornam-nos uma parte integral do futuro sustentável em diversos sectores, como aeroespacial, automóvel, construção, embalagens, energia, entre outros.
Neste âmbito, o CeNTI tem trabalhado no desenvolvimento de materiais compósitos mais sustentáveis com recurso a tecnologias de termoformação, infusão assistida a vácuo, Resin Transfer Moulding (RTM), injeção [In-Mould Decoration (IMD), In-Mould Labelling (IML) e In-Mould Electronics (IME)], bem como overmoulding, além da incorporação de prepregs, sensorização, fibras, estruturas têxteis e/ou revestimentos com uma grande variedade de características.
A criação de novas estruturas inteligentes aplicadas à área de compósitos é um dos focos do Centro. Por meio da exploração da aditivação de materiais estruturais, como resinas, hidrogéis e polímeros, é possível desenvolver novas soluções de sensorização (ex. biomonitorização, saúde estrutural) e de atuação (ex.: termorregulação, som, vibração, iluminação), com aplicações multisectoriais..
Uma das apostas fortes inclui, ainda, a vertente de novas soluções de atuação totalmente flexível, nomeadamente soft robotics. Este campo está em constante crescimento devido ao avanço da prototipagem rápida e ao fornecimento de novos materiais flexíveis. A aplicação de materiais inovadores, como piezoelétricos, memória de forma, entre outros, combinada com processos de fabricação avançados e designs inovadores, oferece oportunidades únicas para o desenvolvimento de soluções de soft robotics disruptivas com “inteligência incorporada” e capacidade de adaptação a ambientes dinâmicos, realizando tarefas com elevada precisão e eficiência.