CeNTI

Saúde & Bem-Estar

Soluções avançadas para promover um estilo de vida mais saudável e confortável

A Saúde e Bem-Estar são segmentos de mercado com um surpreendente potencial de crescimento. Pela importância e impacto que possuem na economia e na sociedade, são áreas altamente reguladas, nas quais é crucial assegurar a qualidade, segurança e eficácia de novos produtos, enquanto se garante a competitividade destes setores.

Soluções tecnológicas de Smart Health, nomeadamente eHealth (eletronic Health), mHealth (mobile Health), MedTech (Medical Technology) e SaMD (Software as a Medical Device), são ferramentas que permitem melhorar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, e a assistência, bem como monitorizar e gerir hábitos de vida com impacto na saúde, tendo em consideração questões éticas, segurança e privacidade de dados.

Neste âmbito, o CeNTI tem participado em diversos Projetos de investigação e inovação, nos quais novos produtos e processos disruptivos estão a ser desenvolvidos, com recurso à Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes. Por um lado, os desenvolvimentos têm-se centrado na integração de materiais funcionais e inteligentes em substratos tradicionais, como têxtil, couro, madeira, plástico, entre outros, para criação de produtos inovadores e diferenciadores com uma multiplicidade de aplicações nos setores da Saúde e Bem-Estar. Por outro lado, o desenvolvimento de sistemas inteligentes combinados com soluções de design e engenharia avançadas, que permitem a criação de novos dispositivos e equipamentos médicos de suporte a estes setores, têm se tornado um forte campo de atuação no CeNTI. 

A conjugação das diferentes valências tecnológicas do CeNTI traduzem-se na criação de novas soluções disruptivas, nomeadamente a aplicação de (nano)materiais funcionais sob o formato de revestimento ou fibras para libertação controlada de princípios ativos, termorregulação, propriedades antimicrobianas, anti-odor e propriedades barreira, dotando substratos, como têxteis, laminados, cerâmicos, com estas funcionalidades. 

A aplicação de materiais e sistemas avançados, suportada por fortes competências na vertente de design e engenharia, capacitam o CeNTI na criação de produtos inteligentes, desde wearables a equipamentos médicos, para diferentes aplicações, desde novos dispositivos para biomonitorização, qualidade do sono, termorregulação, reabilitação muscular, recuperação muscular, estado e toma de medicamentos, sistemas de desinfeção ativa, soft robotics (conforto e simulação), entre outros.

Saúde & Bem-Estar