CeNTI

Armazenamento & Geração de Energia

Novas soluções de produção e armazenamento de energia para uma transição verde

A energia está no centro do desafio ambiental, quer pelo seu efeito nas alterações climáticas, quer pelo seu papel na resolução desta questão. Para alcançar a neutralidade climática na Europa até 2050, é crucial transformar a produção e o uso de energia.

É, portanto, necessário promover o uso responsável e eficiente dos recursos energéticos e incentivar a transição para fontes mais limpas e renováveis, como eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica, biomassa, biocombustíveis, e, mais recentemente, hidrogénio verde. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa, diversificar o aprovisionamento energético e diminuir a dependência de mercados de combustíveis fósseis pouco fiáveis e voláteis

O CeNTI, em parceria com diferentes players da cadeia de valor, tem dedicado esforços na procura de soluções, estratégias e sistemas alternativos para uma gestão mais eficiente e sustentável do consumo energético em Portugal. Com recurso à Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, soluções tecnológicas disruptivas de geração e armazenamento de energia estão a ser desenvolvidas.

Os avanços focam-se em duas áreas principais: a valorização de resíduos e subprodutos industriais para obtenção de matérias-primas e materiais críticos através de processos sustentáveis de reciclagem, extração e refinação, visando a sua utilização no desenvolvimento de baterias; e o diagnóstico e desmantelamento de sistemas de baterias em fim de vida para reutilização ou novas aplicações (2ª vida), como armazenamento de energia de fontes renováveis (solar e eólica).

Além disso, estão a ser desenvolvidas várias tecnologias de células solares, incluindo orgânicas, DSSCs (células solares sensibilizadas por corante) e de perovskita, bem como de células de lítio. Os métodos incluem processamento húmido, envolvendo o desenvolvimento, deposição e caracterização de ânodos e cátodos à escala laboratorial e piloto, e de deposição física (PVD). 

 

Paralelamente, estão também a ser desenvolvidas baterias impressas, que utilizam materiais com menor impacto ambiental, destinadas a aplicações com menores exigências energéticas.

Armazenamento & Geração de Energia