CeNTI

Construção & Espaços Inteligentes

Ambientes construídos mais eficientes e inteligentes com foco na neutralidade carbónica

O ambiente construído tem um impacto significativo em diversos setores económicos e sociais, bem como no planeta. Segundo dados indicados pela Comissão Europeia, a área da Construção é uma das maiores consumidoras de energia e recursos não-renováveis, contribuindo fortemente para a emissão de gases com efeito de estufa e produção de resíduos. É, por isso, objetivo e estratégia da União Europeia acelerar a transição ecológica e digital deste setor e dos seus ecossistemas, tornando-o mais verde, competitivo e eficiente face aos mercados globais.

Através da inovação tecnológica, consegue-se fomentar a criação de novos produtos e soluções mais eficientes, sustentáveis e inteligentes, bem como promover a circularidade ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios, conduzindo a um ambiente construído sustentável e digital, com menor impacto ambiental.

O CeNTI tem estado envolvido em diversos Projetos e iniciativas de investigação e inovação, em sinergia com várias entidades do setor, com o intuito de transformar materiais, produtos e processos tradicionais, através da integração de Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, criando diferentes soluções disruptivas com funcionalidades acrescidas e/ou melhoradas.

Diferentes soluções inovadoras, inteligentes e multifuncionais têm sido desenvolvidas, tais como sistemas de sensorização (e atuação) integrados em fachadas, janelas minimalistas, mobiliário, entre outros materiais; plataformas de gestão e monitorização energética e de recursos, como água, efluentes, matérias-primas e resíduos; estruturas de geração e armazenamento de energia, como BIPVs, painéis fotovoltaicos, baterias, comunidades energéticas; assim como extração, recuperação e reciclagem de matérias-primas críticas e secundárias, com valorização em novos materiais e produtos, promovendo a sustentabilidade e processos circulares.

Construção & Espaços Inteligentes