CeNTI

Materiais para uma Indústria Sustentável

Circularidade e Performance – Uma estratégia para um futuro verde

O impacto da Indústria no meio ambiente requer uma atenção redobrada e um contexto legislativo pertinente para conscientização, mudança e regeneração dos danos causados, sendo crucial uma transformação no sistema, impulsionada por novas normas para produção e consumo sustentáveis.

Com o surgimento de estudos, debates e definições sobre a sustentabilidade na indústria nos vários setores, torna-se evidente a urgência de explorar alternativas e perspetivas para a transição do atual modelo linear para sistemas circulares, por meio da análise dos problemas relacionados aos insumos, geração de resíduos, reutilização e descarte. 

Esta é, de facto, uma das áreas de grande importância no CeNTI, que possui competências e tecnologias transversais nas diferentes etapas de desenvolvimento de produtos inovadores com propriedades funcionais e diferenciadas. O foco tem sido na estratégia de I&D para a valorização do produto, nomeadamente pelo ecodesign das soluções, pelo desenvolvimento de soluções multifuncionais e pela exploração de estratégias de valorização e funcionalização de resíduos e sub-produtos com vista ao desenvolvimento de materiais mais ecológicos, potenciando simultaneamente a simbiose industrial.

Complementarmente, o Centro tem-se focado, também, no desenvolvimento de sensorização sustentável, biocompatível e biodegradável, delineando processos que visem a redução do consumo energético e do consumo de água. É ainda de grande importância para o CeNTI a avaliação e validação do desempenho dos produtos inovadores desenvolvidos, quer no decorrer do seu desenvolvimento, quer na validação final em ambiente real.

 

Materiais para uma Indústria Sustentável