CeNTI -

Agendas Mobilizadoras em Portugal: CeNTI na Rota da Inovação e Sustentabilidade

Eventos

O CeNTI evidenciou o seu papel de impulsionador da inovação e sustentabilidade ao participar recentemente em sessões estratégicas de três agendas que contam com o seu know-how, sublinhando o seu compromisso com a transição verde e digital e com a competitividade nacional.

No Plastics Summit – Global Event, em Lisboa, o CeNTI participou no espaço dedicado à apresentação dos 14 projetos da Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics. Como parceiro da Agenda, destacou os avanços no grupo de trabalho que atua, "Circularidade pelo Design do Material" (WP1), apresentando soluções concretas e inovadoras para a produção de materiais plásticos mais sustentáveis, contribuindo para a transição do setor dos plásticos para uma economia circular.

Em Aveiro, o CeNTI participou na segunda Sessão Pública Intermédia da Agenda Mobilizadora ILLIANCE, onde foram apresentados os resultados alcançados e refletido sobre o seu impacto na competitividade e resiliência da economia portuguesa. Reunindo especialistas, representantes da indústria e da academia, a Agenda ILLIANCE reafirma-se como um contributo essencial para a transição energética e para a neutralidade carbónica no setor dos edifícios em Portugal.

Já no Porto, o CeNTI esteve envolvido na apresentação pública dos Produtos, Processos e Serviços (PPS) desenvolvidos nos diferentes Verticais do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA). Entre eles, destaca-se o Vertical Têxteis, do qual o CeNTI é parceiro, que mostrou os avanços nas soluções biotecnológicas baseadas na valorização de recursos e resíduos marinhos, como algas, biomassa marinha e redes de pesca descartadas, e o seu potencial transformador para a sustentabilidade e circularidade da indústria têxtil.

A participação nestas iniciativas evidencia a atuação abrangente do CeNTI e reforça o seu contributo estratégico para os principais desafios nacionais, como a bioeconomia, a circularidade e a sustentabilidade, bem como a transição digital e a resiliência económica.

 

centi_noticias_website centi_noticias_website3