CeNTI -
CeNTI acolheu a mais recente reunião do Projeto INTEGRANO

O consórcio do Projeto Europeu INTEGRANO reuniu-se, nos dias 29 e 30 de setembro, nas instalações do CeNTI, em Vila Nova de Famalicão, para rever e avaliar o progresso dos primeiros 18 meses de trabalho e investigação, bem como definir os próximos passos do Projeto.
Contando com o know-how do CeNTI, o Projeto está a desenvolver uma abordagem quantitativa, integrada e multidimensional para avaliar a segurança e a sustentabilidade de nanomateriais ou produtos com nanotecnologia incorporada. Esta avaliação abrange quatro fases do ciclo de vida do produto: síntese, incorporação, uso e fim de vida.
Alinhada com as diretrizes Safe and Sustainable by Design (SSbD), esta nova abordagem recorre a metodologias e ferramentas digitais para promover uma adoção responsável de nanotecnologias. Em curso, está assim o desenvolvimento de uma plataforma digital que irá apoiar cientistas, engenheiros e decisores políticos na tomada de decisões, reduzindo custos e tempo de desenvolvimento, promovendo a transparência e facilitando a adoção industrial desta nova geração de produtos.
O recente encontro reforçou o compromisso dos parceiros na promoção conjunta da inovação responsável, tendo em vista o desenvolvimento de soluções seguras, sustentáveis e aplicáveis à indústria.
O Projeto INTEGRANO é financiado pela União Europeia.