CeNTI -
CPVH: Uma forma inteligente de aquecer e iluminar os edifícios do futuro!
Designa-se por CPVH e é um Projeto inovador que pretende transformar a forma como os edifícios produzem eletricidade e calor.
Neste âmbito, estão a ser desenvolvidos módulos solares híbridos concentradores que, integrados nas fachadas, vão permitir a produção simultânea de eletricidade e calor. O sistema, que incorpora também lentes holográficas, células solares de perovskita de alta eficiência e coletores térmicos avançados, visa o fornecimento de água quente, a regulação térmica dos espaços interiores e a melhoria da eficiência energética, com impacto visual e ambiental reduzido.
O Projeto, liderado pela empresa portuguesa Castros - Iluminações Festivas, conta com o know-how do CeNTI e das empresas Matglow (Portugal) e Solaires (Canadá). Trata-se de um consórcio internacional que procura, ainda, integrar este sistema inovador com a Internet de Energia (IoE), permitindo a monitorização inteligente e a tomada de decisão em tempo real.
Com esta iniciativa, os investigadores do consórcio procuram não só introduzir uma solução altamente avançada e diferenciadora no setor da construção, mas também contribuir para a descarbonização, a digitalização e a descentralização da energia nos edifícios, reforçando a sua autonomia face aos modelos tradicionais de produção e distribuição de energia.
Este Projeto é apoiado pelo COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
#COMPETE2030 #Portugal2030 #FundosEuropeus #Inovação #ID