CeNTI -

Descarbonização, sustentabilidade e digitalização: os temas que marcam 2024

Projetos

O ano de 2023 distinguiu-se pela inovação tecnológica em vários setores estratégicos para o país e 2024 não será diferente. Neste novo ano, o CeNTI reforça o seu compromisso na criação de soluções disruptivas que permitam às empresas consolidar o seu posicionamento e incrementar a competitividade à escala mundial. Energia e Descarbonização, Sustentabilidade e Bioeconomia e Digitalização de Materiais e Processos serão temas centrais de 2024.

Foram mais de 30 os Projetos que encerraram em 2023, focados nas mais diversas áreas, nomeadamente saúde e bem-estar, automóvel, construção, espaços inteligentes e arquitetura e, ainda, energia. Com um papel ativo e dinâmico, o CeNTI pensou, idealizou e desenvolveu um vasto conjunto de soluções e produtos com valor acrescentado. Foi, também, um ano pautado por eventos relevantes que permitiram aos investigadores disseminar e partilhar, além-fronteiras, a inovação made in Portugal. Os Materiais Avançados, a Digitalização e a Sustentabilidade foram os tópicos em evidência no ano transato. 

Os próximos meses continuarão a ser dedicados à inovação e à transferência de conhecimento e tecnologia em áreas cruciais como o da Energia e Descarbonização, Sustentabilidade e Bioeconomia, Digitalização de Materiais e Processos. Reconhecido como Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o CeNTI participa em diversos Projetos que procuram, sobretudo, criar materiais, produtos e processos com alto valor e um impacto positivo e revolucionário no ecossistema empresarial. 

Em curso, estão já várias Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que visam catapultar a inovação portuguesa, potenciar a rentabilidade do tecido empresarial nacional e responder a desafios europeus e mundiais, como a promoção de soluções mais eficientes, sustentáveis e digitais. Além da presença em feiras, conferências e seminários temáticos, serão ainda dinamizadas, ao longo do ano, iniciativas de disseminação e comunicação das competências, tecnologias e resultados das várias atividades de I&D.