CeNTI -
PRIMED consolida avanços em Itália e destaca-se na RDP Internacional!
O consórcio do Projeto europeu PRIMED reuniu-se em Génova, Itália, no BIC – Incubatore di Genova, para avaliar o progresso e alinhar as próximas etapas do Projeto. Durante o 4.º encontro geral, os parceiros partilharam resultados, discutiram o desenvolvimento das soluções técnicas e reforçaram a colaboração e os esforços rumo aos objetivos do Projeto.
Estes avanços refletem a ambição do PRIMED de impulsionar a bioeconomia circular, através da criação de Modelos de Negócio Circulares (CBMB) que envolvam os produtores primários na produção de soluções de base biológica de elevado valor, recorrendo a biorrefinarias avançadas. Estas soluções estão a ser testadas e demonstradas em cinco Laboratórios Vivos (Living Labs) localizados em Espanha, Portugal, Itália, Irlanda e Finlândia.
O PRIMED foi também destacado na RDP Internacional, no programa “Isto Faz-se Por Cá”, que deu visibilidade à inovação portuguesa bio-sílica, desenvolvida no respetivo Laboratório Vivo no CeNTI. A referência a este Projeto reforça a sua relevância na promoção de soluções sustentáveis e de base biológica, fortalecendo a ligação entre ciência e o setor primário.
Financiado pela União Europeia no âmbito do programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa (@HorizonEU), o PRIMED reúne 13 parceiros de oito países europeus, entre universidades, centros de investigação e empresas, para acelerar a bioeconomia circular através de um ecossistema colaborativo que transforma inovação em sustentabilidade e valor económico.
Ouça o episódio da RDP Internacional e acompanhe as novidades do PRIMED!