CeNTI -

Automóvel & Aeronáutica

UAV-GG

Monitorização de gases com efeito de estufa com veículos aéreos não tripulados de longo alcance e novos sensores espectroscópicos

O projeto UAV-GG tem como objetivo transformar a monitorização de gases com efeito de estufa (GEE) através do desenvolvimento e otimização de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) de longo alcance, equipados com sensores espectroscópicos inovadores. Ao combinar dados recolhidos em campo e por UAV, pela empresa Romaeris (Canadá), com dados de satélite fornecidos pela Spacebel (Bélgica), o consórcio internacional pretende complementar e enriquecer os atuais conjuntos de dados geoespaciais obtidos por sensores remotos, ultrapassando limitações importantes da deteção exclusivamente por satélite, em particular a dificuldade em resolver concentrações e intensidades de gases ao longo do eixo vertical (altitude).

A integração de observações aéreas e espaciais permitirá obter uma visão mais detalhada, precisa e tridimensional da distribuição de GEE em larga escala. Esta abordagem tornará possível identificar fontes de emissão, apoiar decisões mais informadas e melhorar significativamente a compreensão global sobre o comportamento dos GEE.

No âmbito do consórcio nacional, o foco das entidades CeNTI e CASTROS centra-se na otimização de todo o ecossistema associado aos UAVs, nomeadamente ao nível da eficiência de voo e do carregamento energético. Para isso, será desenvolvida uma plataforma modular e autónoma de carregamento, explorando soluções como baterias em segunda vida, integração de painéis fotovoltaicos nas asas para aumentar a autonomia, e a implementação de sistemas eletrónicos avançados para uma gestão eficiente de todos os subsistemas.

UAV-GG

Objetivos Principais/Atividades

Objetivos do consórcio nacional:

  • Criar uma plataforma modular de carregamento, equipada com baterias em segunda vida, painéis fotovoltaicos, e eletrónica de potência, capaz de carregar outros veículos (como automóveis, trotinetes, bicicletas de carga). Esta plataforma será facilmente empilhável para transporte e terá conectividade com o veículo a carregar;
  • Integrar sistemas fotovoltaicos em UAVs, especificamente nas asas, criando uma solução versátil que poderá ser adaptada a outros produtos disponíveis no mercado.

Com o apoio de: