CeNTI -
Projetos com know-how do CeNTI em destaque na imprensa nacional

Os desenvolvimentos tecnológicos do CeNTI no âmbito dos Projetos RN21, AM2R e PBA estiveram em evidência nos meios de comunicação social portugueses, nomeadamente no Expresso, no ECO, na TSF e na CMTV.
O Projeto Expresso “Novas ideias para a floresta” reuniu dez propostas inovadoras capazes de transformar o setor florestal nacional, entre as quais se encontra o Projeto integrado RN21 – Resina Natural do século XXI. O artigo sublinhou o papel do CeNTI neste consórcio, destacando o potencial da resina natural como matéria-prima renovável e estratégica, com aplicação em diversas indústrias, nomeadamente automóvel, alimentar, têxtil e calçado.
O RN21 pretende revitalizar a fileira da resina natural ao longo de toda a cadeia de valor, promovendo a sua exploração sustentável e impulsionando a bioeconomia nacional. Trata-se de um esforço conjunto, que agrega empresas e entidades do sistema científico e tecnológico (SCTN), com vista à valorização de uma área com forte impacto regional.
Por sua vez, o AM2R – Agenda Mobilizadora de Inovação Empresarial do Setor Duas Rodas, que também conta com o know-how do CeNTI, foi notícia no ECO e na TSF. Quer o artigo, quer a peça de rádio deram a conhecer algumas das soluções já concretizadas, como um casaco refletor, uma mochila que sinaliza a mudança de direção e punhos de bicicleta que alertam para riscos.
O AM2R tem como missão reforçar a competitividade da indústria das duas rodas em Portugal, promovendo a autonomia face a mercados externos e investindo em inovação, sustentabilidade e digitalização. Existe, assim, uma grande aposta no desenvolvimento de produtos diferenciadores e no estreitamento da ligação entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico.
O Vertical Têxteis (VT) do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA), foi referenciado na televisão nacional, mais propriamente no programa “Falar Global”, da CMTV, numa reportagem cujo tema central foi o Encontro Ciência 2025, onde o CeNTI marcou presença com um conjunto de soluções tecnológicas inovadoras.
O PBA-VT foca-se no desenvolvimento de fibras e estruturas têxteis a partir de redes de pesca descartadas e de biomassa marinha, bem como em novos métodos de tingimento e acabamento utilizando algas, além de soluções para o tratamento de efluentes têxteis com microalgas e bactérias de origem marinha. O objetivo é a criação de alternativas sustentáveis para a indústria Têxtil e do Vestuário.
Com um forte foco na sustentabilidade e na economia circular, o PBA promove a reindustrialização das indústrias portuguesas através de soluções biotecnológicas de base marinha, com o intuito de reduzir a dependência de recursos fósseis e impulsionar uma economia mais verde e resiliente.
Estas menções reforçam o reconhecimento público do contributo e impacto do CeNTI em ações estruturantes para o desenvolvimento tecnológico e empresarial do país.
O RN21, o AM2R e o PBA são financiados pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia.
#AM2R
#RN21
#NextGenerationEU
#construirofuturo #resiliencia #transicaodigital #transicaoclimatica #somosprr
#FundosUE #RecuperarPortugal
https://recuperarportugal.gov.pt